O Brasil tem condições climáticas que favorecem o cultivo do café em quase todo o País. São diferentes climas, altitudes e tipos de solo, resultando em variados padrões de qualidades e aromas.
As espécies cultivadas no Brasil são popularmente conhecidas como café arábica e café conilon.
O café arábica (Coffea arabica L.) é o líder de mercado, correspondendo com mais de 60% da produção de café mundial. Esse tipo de café é cultivado em altitudes acima de 800 metros. A planta é muito sensível e demanda cuidados e tratamentos intensos.
O café robusta ou conilon (Coffea Canephora) é usado principalmente para a fabricação de cafés solúveis e em algumas misturas com o arábica. Apresenta um sabor único, menos acidez e teor de cafeína maior.. A planta possui multicaules e suas folhas são maiores e mais onduladas. Cresce em altitudes compreendidas entre o nível do mar e 600 metros e resiste bem aos climas quentes e úmidos. Tem crescimento rápido, melhor rendimento e é mais resistente aos parasitas. Floresce várias vezes por ano e, por isso, sua produção é ligeiramente superior a do arábica, porém representa apenas ¼ da produção mundial.
FONTE: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento