Há cinco anos, a Exportadora de Café Guaxupé aplica um treinamento interno de classificação de café para todos os seus colaboradores. As aulas são ministradas por profissionais com vasta experiência nas áreas de classificação e degustação de café.
Este treinamento acontece no mês de Janeiro. São quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, identificação de grãos, prova de bebida, padrões de qualidade e desenvolvimento de blends. Na parte prática, os colaboradores aprendem a classificar os grãos (defeitos, tipo, umidade) e a distinguir as várias qualidades na degustação do café, apurando as características, o aroma e o sabor da bebida.
Além disso, ao propiciar o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador, preparamo-os para uma possibilidade de assumir mais responsabilidades. O treinamento também é uma forma de integrar várias equipes, incentivando a troca de ideias e promovendo um bom clima organizacional. Em outras palavras, são representantes de diversos setores unidos em um mesmo ambiente em busca de conhecimento.
Diversidade e inclusão
Nesse ano, merece destaque o aumento de mulheres no treinamento. São colaboradoras que trabalham nos armazéns da Exportadora, território antes predominantemente masculino. Mas devido a constante renovação da empresa, hoje o setor está mais comprometido com as melhores práticas de diversidade e inclusão.
Ao atuar para transformar o ambiente interno, contribuímos para a realização do 10º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ONU. Esse objetivo busca reduzir as desigualdades, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, situação econômica ou outra condição. Outro foco é o alcance do 5º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, que estabelece metas para a igualdade de gênero até 2030
Assim, tão importante quanto o desenvolvimento de novos talentos que agregam valor à empresa, a diversidade e o engajamento de funcionários são importantes iniciativas de transformação social.
Em conclusão, abraçar as diferenças nada mais é do que a forma como a Exportadora de Café faz negócios em todo o mundo.