A negociação é feita através de amostra.
Após a análise detalhada da qualidade, umidade, do tipo e da bebida, o café é corretamente precificado.
Os produtores que trabalham com a UTZ Certified / Rainforest Alliance, Certifica Minas, C.A.F.E. Practices (Starbucks) recebem um ágio no café comercializado com a EXPORTADORA GUAXUPÉ. Veja todas as informações aqui.
O preço do café passa por inúmeras alterações durante o dia, pois acompanha as cotações do dólar e da bolsa de valores de NY (café arábica).
Para ficar por dentro das cotações, acesse aqui.
Sim. O produtor tem total liberdade de negociar ou não com a EXPORTADORA GUAXUPÉ.
Além disso, a EXPORTADORA GUAXUPÉ atua como um elo entre agricultores e torradores, restaurantes e cafeterias, no Brasil ou no exterior, auxiliando em toda a operação.
Entre em contato conosco para mais informações.
Com total segurança e comodidade, as informações financeiras e de estoque do seu café podem ser acessadas na área do produtor.
Para acessá-la, é preciso ter um login e senha.
Entre em contato conosco pelos telefones (35) 3559-5943 ou (35) 3559-5935, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 e tenha em mãos seu CPF, telefone, e-mail pata receber seu link de acesso.
Além dos cafés produzidos nas fazendas da família Barbosa, a EXPORTADORA GUAXUPÉ comercializa cafés de um amplo leque de produtores parceiros, o que viabiliza o fornecimento de todas as qualidades e variedades demandadas, comerciais e/ou especiais.
Entre em contato com o departamento de Trading clicando aqui.
Através de máquinas modernas, o lote é primeiramente limpo, eliminando pedras e paus. O segundo passo é separar os cafés por tamanho (peneiras). Cada peneira passa por duas máquinas, uma retirando defeitos de malformação (quebrados, murchos…) e outra separando defeitos visuais (cor).
De olho nas expectativas do mercado, a empresa se prepara com uma completa e moderna estrutura de maquinário dedicada exclusivamente ao rebeneficiamento de cafés especiais.
Análises física:
TIPO: Seguindo a tabela de classificação da Bolsa Oficial do Café e Mercadorias utilizada no Brasil, o café pode ser classificado de 2 a 8, sendo o menor valor relativo ao menor número de defeitos.
Tipo 2 = 4 defeitos
Tipo 3 = 12 defeitos
Tipo 4 = 26 defeitos
Tipo 5 = 46 defeitos
Tipo 6 = 86 defeitos
Tipo 7 = 160 defeitos
Tipo 8 = 360 defeitos
PENEIRA. A classificação por peneira separa os grãos por tamanhos. As peneiras de grãos chatos vão de 12 a 20 e as de grãos mocas (arredondados) de 8 a 13.
COR. São as tonalidades do café (verde azulada, verde-cana, verde, esverdeada, amarelada, amarela, marrom, chumbada, esbranquiçada e discrepante).
UMIDADE. A umidade é fator determinante na qualidade e, consequentemente, preço do café. A umidade ideal do café é de 11 a 12%.
Análise sensorial:
BEBIDA. Está relacionada ao sabor e ao aroma:
Estritamente mole – bebida muito suave e adocicada.
Mole – bebida suave, acentuada e adocicada.
Apenas mole – bebida suave, com leve adstringência.
Dura – bebida adstringente e gosto áspero.
Riada – bebida com sabor ácido.
Rio – bebida com sabor forte e desagradável.
Rio Zona – bebida com sabor e odor muito desagradável.
Se o café for avaliado como café especial, a amostra segue para outro laboratório para nova análise.
São cafés com no mínimo 82 pontos na metodologia SCAs de avaliação, cuja escala vai de 0 a 100 e envolve os seguintes atributos:
O que faz um café especial é a sua produção. Envolve atividades desde a preparação do cafezal para a florada, o desenvolvimento das frutas até ficarem maduras, a colheita e uma secagem cuidadosa. Ou seja, é o manejo e atenção dispensada pelo cafeicultor que fará toda a diferença na produção de verdadeiras joias raras, de sabores e aromas que podem proporcionar xícaras incríveis.
A partir de 10 sacas.
Envie um e-mail para comercial@guaxupe.com.br.
Coloque seu nome, propriedade e os dados a serem alterados, como telefone e endereço.
A certificação demonstra um compromisso com a produção e o fornecimento responsáveis de café, garantindo a qualidade do produto adquirido para o consumidor.
Tem, ainda, o objetivo de capacitar produtores e melhorar condições de trabalho para garantir a sustentabilidade e o bem-estar de trabalhadores.
Entre os pontos a serem cumpridos estão o uso eficiente de água, terra e fertilizantes, adoção de práticas conscientes de plantio, segurança e conforto a trabalhadores, pagamentos de acordo com as políticas de cada país, respeito a áreas preservadas, entre outros.
Devido às boas práticas agrícolas, ações sociais e ambientais e uma nova postura de gestão porteira adentro, os princípios da certificação geram ganhos para a propriedade, gestores, trabalhadores, comunidade e para o meio ambiente.
Seu café passa a ser mais valorizado!
Certificação paga ágio na comercialização, ou seja, os produtores poderão conseguir preços melhores para o seu café e uma maior competitividade no mercado externo.
A EXPORTADORA GUAXUPÉ comercializa cafés produtores parceiros de todo o Brasil.
O recebimento de café pode ser em big bag, granel e sacaria.
Para cada saca de café comercializada com a EXPORTADORA, o produtor pode doar R$ 0,20 para as Instituições parceiras:
Hospital Regional de Passos
Hospital Regional de Alfenas
Hospital de Amor, Barretos.